Incrementando a Produtividade com Blazon
- Virtual Connection
- 10 de nov. de 2022
- 4 min de leitura
Nunca o coração das empresas e processos de negócios dependeram tanto da TI. Nunca foi tão complexo gerenciar centenas de aplicativos, milhares de funcionários, dezenas de milhares de fornecedores e parceiros, milhões de clientes etc. Como os processos de negócios podem ser consistentemente otimizados para fornecer informações corretas para a pessoa certa, na hora certa? Como franquear em tempo real um canal entre parceiros e clientes respeitando estritamente às políticas de segurança e privacidade em ecossistemas de negócios que mudam rapidamente?

Resolvendo o caos da identidade
Este não é um desafio fácil. Dezenas de sistemas e aplicativos heterogêneos (ERP, SCM, BI etc.), construídos ao longo dos anos em silos separados, geralmente foram projetados com vários e incompatíveis sistemas de gerenciamento de usuários. O resultado: centenas de sistemas não integrados que terminam em perdas de produtividade e brechas de segurança, tais como:
Funcionários, parceiros de negócios, terceiros esperam dias antes de receberem novas contas de aplicativos/sistemas e batalham com dúzias de senhas diferentes a cada dia;
Serviços de assistência passam 30% do tempo em chamadas relacionadas à redefinição de senhas;
Administradores de TI gastam seu precioso tempo configurando manualmente contas e direitos para milhares de pessoas em centenas de aplicativos e servidores;
Agentes de segurança devem confessar que têm poucos meios para auditar globalmente o acesso e evitar violações e também acham difícil dormir à noite sabendo que metade das contas em alguns sistemas pertencem a ex-funcionários que se mudaram para a concorrência e que essas contas não foram removidas;
CIOs temem que os novos serviços de TI do cliente ou SCM sejam demorados para implantar devido à falta de uma infraestrutura de identidade e segurança padrão;
CFOs praguejam enquanto contemplam as crescentes despesas de TI e se perguntam o que poderia ser feito para reduzir custos e melhorar a produtividade;
As linhas de produção e processos negócios se preocupam com falhas de segurança que podem destruir a reputação da empresa e afetar as vendas. E, se não o fazem, deveriam; e,
CEOs se perguntam se devem ou não assinar a avaliação de Sarbanes-Oxley, BLGA ou outras, sabendo que o não cumprimento pode levá-los diretamente a processos judiciais e, em alguns casos, à prisão.
Gerenciamento de Identidades: a promessa de produtividade, agilidade e confiança
Blazon é uma plataforma de IAM que pretende ser uma nova pedra angular para segurança e produtividade de TI. Blazon se propõe a resolver a confusão e otimizar a confusão que existe no processo de identidade e segurança de corporações. A solução? Uma estrutura consistente de identidade e segurança que ofereça serviços padrão para sistemas existentes e novos aplicativos e ofereça a liga para vincular, otimizar e gerenciar, transparentemente, sistemas legados e sua própria infraestrutura de segurança. Blazon oferece uma infraestrutura universal que definirá e gerenciará “quem é quem”, “o quê” e “quem tem acesso ao quê”, além de controlar e auditar “quem faz o quê” em ambientes de TI heterogêneos:
Ferramentas de gerenciamento de identidade;
Aprovisionamento de usuários;
Reconciliação de bases de identidades;
Controle de acesso, Autenticação e Autorização; e,
SSO.
Os 6 objetivos do Blazon
1. Redução dos custos de administração de TI: o gerenciamento e o provisionamento de identidades podem reduzir os custos de administração do usuário em mais de 30%.
2. Aumento na produtividade de usuários: o SSO oferecido pelo Blazon pode reduzir custos do suporte técnico em até 30%. Além disso, os usuários obtêm acesso imediato a seus aplicativos e não perdem mais tempo com dezenas de senhas esquecidas. Como resultado, o SSO geralmente oferece um ROI em alguns meses.
3. Reforço na Segurança: o Blazon fortalece políticas corporativas e em particular políticas de segurança, oferecendo, sob demanda, pontos de aplicação do controle de acesso, com gerenciamento de autenticação e de autorização detalhada. A autenticação pode ser facilmente reforçada com certificados, cartão inteligente, token, USB ou dispositivos biométricos e outros IoT. Por último, mas não menos importante, a automação e o gerenciamento de aprovisionamento garantem a remoção de brechas e "contas fantasmas" que geralmente representam as maiores fraquezas de segurança e consequentemente as mais perigosas. O logging e auditoria também favorecem o alerta imediato em caso de atividades suspeitas.
4. Aprimoramento da Compliance: ao definir quem tem o direito de “fazer o quê” e rastrear “quem faz o quê”, o Blazon oferece uma ferramenta essencial para conformidade com a regulamentação de segurança e privacidade tais como Sarbanes-Oxley, HIPAA, GPDR, GLBA, Basileia II etc.
5. Aumento da agilidade da empresa: o Blazon capacita e aumenta fortemente a agilidade dos negócios da empresa, permitindo, ou negando, acesso personalizado em tempo real, a usuários, mesmo em um ambiente federado.
6. Desenvolvimento de novos negócios: Blazon oferece uma estrutura padrão para a rápida implantação de novos serviços B2E, B2B e B2C, como portais, SCM ou CRM, sem custos adicionais de desenvolvimento e administração. Também melhora a experiência de usuários com serviços oferecidos, bem como, a experiência B2B/B2C, com SSO, recursos de self-service e personalização (Workspace, central de atendimento virtual para administração eletrônica, serviços eletrônicos, seguros para bancos, operadoras, atacadistas etc.).
O Blazon permite que organizações aumentem a agilidade e fortaleçam a produtividade, reduzam custos, reforcem a segurança e melhorem a conformidade regulatória, de acordo com suas prioridades e políticas de negócios. Projetado para ser universal, modular, integrado e particularmente escalável e flexível, Blazon resolve as necessidades de hoje com um rápido retorno do investimento, enquanto estabelece as bases para as infraestruturas de TI totalmente baseadas em serviços da Web de amanhã.
Comments